É possível se recuperar de uma hérnia de disco volumosa sem cirurgia?
Em artigo publicado na importante revista científica The new england journal of medicine podemos observar este fenômeno acontecer de forma clara. Portanto, podemos responder essa pergunta com um seguro sim, é possível recuperar uma hérnia de disco sem cirurgia.
O estudo avaliou uma mulher de 29 anos anos que apresentou dor lombar com irradiação para a perna direita, acompanhada de parestesia (dormência/formigamento).
A ressonância Magnética revelou uma volumosa hérnia de disco lombar, resultando em estenose espinhal substancial e consequente compressão da raiz nervosa. demonstrado na figura A.
Após 5 meses onde apenas o tratamento conservador foi realizado, é possível perceber uma completa recuperação da hérnia de disco. Figura B. Consequentemente a paciente teve a melhora dos sintomas e recebeu alta clínica.
O estudo ainda ressalta que a longo prazo não existe diferença significativa entre o tratamento conservador e cirúrgico. Assim sendo, não devemos pensar em cirurgia utilizando como critério o exame de imagem.